Como são em relacionamentos e quais os relacionamentos ideais?

Pontos fortes

Tradicional / Familiar: estabilidade, lealdade

Criativa / Social: paixão, diversão, variedade

Ambiciosa / Confiante: confiança, atitude, independência

Empática / Amigável: compaixão, colaboração, compreensão

Expressiva / Comunicativa: comunicação, expressão de emoções o opiniões, diversão, liderança

Intelectual / Curiosa: inteligência, compreensão das diferenças, capacidade de adaptação

Desapegada / Sem ego:  sabedoria, capacidade de ver além do problema

 

Pontos fracos

Tradicional / Familiar: falta de paixão, excesso de rotina

Criativa / Social: instabilidade emocional, necessidade de mudança, às vezes infidelidade

Ambiciosa / Confiante: falta de demonstração emocional, frieza, agressividade

Empática / Amigável: ciúmes, instabilidade emocional, apego e dependência

Expressiva / Comunicativa: não ouvir, acreditar que só ele está certo, muitas discussões

Intelectual / Curiosa: frieza, dificuldade na compreensão e expressão emocional

Desapegada / Sem ego:  desconexão com o momento, dificuldade em focar no relacionamento

 

O que tem para oferecer

Tradicional / Familiar: satisfação fácil com o que tem, sem necessidade de algo novo o tempo todo. Oferecem estabilidade, segurança e fidelidade. Dificilmente vão deixar a família ou o parceiro, independente do problema. 

Criativa / Social: diversão e momentos únicos e diferentes, sempre que possível. Não vai querer que o relacionamento caia na rotina, e estará sempre buscando formas de sair do previsível ou da rotina. Também oferece amizade e paixão.

Ambiciosa / Confiante: atitude e confiança de fazer as coisas acontecerem, demonstrando real interesse, e não desistindo facilmente do que querem. Vão demonstrar perseverança e determinação em conseguir o que querem.  

Empática / Amigável: companheirismo, compreensão e suporte. Gosta de demonstrar que está presente para tudo que for necessário, e não mede esforços para ajudar seu companheiro. São acolhedores e amorosos. 

Expressiva / Comunicativa: boas conversas e debates são seu ponto forte. Gosta de influenciar seu parceiro, no sentido de fazer com que seu parceiro acredite nas mesmas coisas que ele. Você sempre saberá o que ele está pensando ou sentindo.

Intelectual / Curiosa: conhecimento, aprendizado e crescimento. Estão sempre introduzindo novos conceitos e novas informações no relacionamento, com o intuito de crescer junto com seu parceiro. 

Desapegada / Sem ego:  visões e informações mais amplas de conhecimento. Sempre questionam o que tem a mais ou o que tem por trás daquilo, trazendo reflexão para o parceiro. 

 

Como demonstram afeto/amor

Tradicional / Familiar: sendo leais, estáveis e presentes. Constituindo uma família, comprando uma casa juntos, construindo estabilidade juntos. Cuidando e mantendo em segurança. 

Criativa / Social: criando laços de amizade, incluindo o outro nos seus planejamentos pessoais e sociais, dando pequenos presentes, muitas vezes que eles mesmos fizeram, como cartas, desenhos, poesias, letras, trabalhos artísticos ou culinários. 

Ambiciosa / Confiante: demonstrando interesse de forma direta e confiança, sendo direto sobre suas intenções, dando presentes ou querendo proporcionar conforto. Pode também demonstrar proteção e zelo. 

Empática / Amigável: fazendo as coisas pela outra pessoa, muitas vezes tirando o peso da outra pessoa e colocando em si mesma. Compreendendo e acolhendo a outra pessoa, mesmo em momentos desfavoráveis. 

Expressiva / Comunicativa: dizendo com palavras ou demonstrando com expressões corporais. Pode se expressar com palavras muito envolventes ou demonstrar com performances muito marcantes, como uma dança ou uma música.

Intelectual / Curiosa: ensinando e tendo paciência com o aprendizado do outro. Falam sobre o que querem e sobre a visão que têm do futuro juntos, demonstrando que têm interesse no crescimento do relacionamento. 

Desapegada / Sem ego:  aceitando o outro como ele é, com as limitações e os defeitos dele, apreciando e focando mais nas qualidades, do que nos defeitos. 

 

O que gostam de fazer com o parceiro

Tradicional / Familiar: atividades e hobbies dentro da sua zona de conforto, como assistir a um filme, passeios em família, almoços em família, jantar com os amigos, e outras coisas que estejam dentro da sua zona de conforto.

Criativa / Social: gostam de se aventurar com seus parceiros, como em viagens novas, explorar novos lugares, ter novas experiências, ir em festas ou shows diferentes, estar com amigos em comum, compartilhar ideias novas e planos divertidos para o futuro.  

Ambiciosa / Confiante: criar metas ambiciosas, ir a festas ou eventos que lhe deem prestígio, ter o apoio do parceiro para conquistar seus objetivos, praticar esportes desafiadores juntos.

Empática / Amigável: ajudar pessoas juntos, compartilhar momentos juntos de profunda conexão emocional, fazer algo que seja para o seu parceiro, mas que você goste muito de fazer.

Expressiva / Comunicativa: estar sendo ouvido por seu parceiro, estar influenciando o seu parceiro e envolvendo ele no seu mundo, debater com a outra pessoa sobre assuntos importantes ou polêmicos para você, ir a eventos ou festas onde pode se expressar e conversar. 

Intelectual / Curiosa: estar crescendo e aprendendo são seus maiores objetivos. Querem poder compartilhar suas visões e aprendizados, e saber que a pessoa se interessa por aquilo. Querem poder aprender juntos. 

Desapegada / Sem ego:  poder compartilhar visões mais amplas sobre as coisas em geral, e até mesmo coisas espirituais. 

 

Como lidam com decepções amorosas

Tradicional / Familiar: normalmente por não lidar bem com mudanças, decepções com seus parceiros podem causar fortes reações emocionais e instabilidades no dia-a-dia. Lidando com decepções, normalmente vão tentar ignorar o problema ou querer forçar as coisas a voltar a ser como eram, mesmo que não seja possível. Também têm a tendência de guardar mágoa e se sentirem inseguros com qualquer nova probabilidade de ameaça. Podem também se sentirem inseguros em excesso a qualquer pequeno problema que apareça na relação. 

Criativa / Social: têm a tendência de exagerar emocionalmente quando sofrem alguma decepção amorosa. Normalmente primeiro reagem emocionalmente, para depois pensarem com mais calma e mais racionalmente sobre o problema. Podem também culpar o outro em excesso pelo que aconteceu, não ouvindo ou não aceitando os argumentos dele. Depois que a emoção do momento passa, podem perceber que exageraram na reação. É difícil para eles lidar com decepções, pois são muito apegados às pessoas em geral, especialmente um parceiro amoroso, e podem ter dificuldade em perdoar. 

Ambiciosa / Confiante: geralmente não aceitam muito bem pessoas que não cumprem suas expectativas, e podem querer punir quem decepcionar eles. Têm dificuldade em perdoar, pois geralmente têm uma autoestima elevada e orgulho elevado, o que faz com que eles se coloquem acima de qualquer situação. Podem ser frios ao ponto de pensar que, se a pessoa não cumpriu suas expectativas e os decepcionou, então ele não aceitará mais aquela pessoa em sua vida, e encontrará alguém melhor. 

Empática / Amigável: têm a tendência de serem muito voláteis as pessoas à sua volta e, portanto, qualquer decepção pode causar grandes feridas. Por se entregarem demais a uma pessoa ou a uma relação, ficam muito sensíveis ao que o parceiro faz, e por isso uma decepção pode ter uma proporção muito maior para a pessoa empática. Apesar disso, têm facilidade em perdoar e dar uma segunda, terceira ou quarta chance se precisar, pois acreditam ainda nos pontos positivos e ainda dão valor para os sentimentos envolvidos. 

Expressiva / Comunicativa: por terem a tendência de quando estão em um estado negativo culpar ou criticar o outro, vão provavelmente fazer o mesmo quando tiverem uma decepção amorosa. Normalmente vão apontar dedos e fazer duras críticas, não ouvindo ou não aceitando as justificativas da outra pessoa, especialmente no primeiro momento da decepção. A decepção para eles significa quebra de acordo, e por isso eles poderão demorar um tempo para perdoar, ou até mesmo utilizar essa decepção como ataque no futuro. 

Intelectual / Curiosa: por serem mais frios e racionais, geralmente não reagem emocionalmente a uma decepção. Em alguns casos nem chegam a se decepcionar, por não se conectarem tão emocionalmente com um problema. Na maioria das vezes eles são mais práticos e objetivos, focando no que causou o problema, e em como resolver. Se não puderem resolver, eles seguirão em frente. Se conseguirem entender racionalmente o porquê a quebra de expectativa aconteceu, conseguem corrigir o problema, e perdoar o erro. 

Desapegada / Sem ego:  geralmente focam na visão ampla da situação, e no motivo maior da quebra de expectativa ter acontecido. Eles não costumam esperar muito das outras pessoas, eles sabem que seres humanos são falhos, e por isso não focam muito na situação em si, e sim no contexto geral do relacionamento. Eles conseguem avaliar muito bem os motivos por trás das ações do seu companheiro, e com isso compreender se é possível continuar no relacionamento ou não. 

 

Como são vistos pelo parceiro

Tradicional / Familiar: são vistos como uma pessoa estável, tranquila e leal. Normalmente o parceiro não vai esperar grandes mudanças ou grandes surpresas por parte da pessoa de personalidade prática e familiar. É importante que o parceiro também goste de rotina e de estabilidade, pois caso contrário, o relacionamento pode se tornar entediante. São vistos também como pessoas previsíveis e, muitas vezes, fáceis de lidar no dia-a-dia. Porém, se houver algo que quebre muito sua rotina ou suas expectativas, podem ficar estressados e ansiosos. O parceiro da pessoa desta personalidade também sabe que ela não gosta de tomar decisões de última hora, e que gosta de ter sua situação financeira e sua rotina muito bem organizada e estável. Não são vistos como impulsivos, e podem até mesmo serem vistos como pessoas que demoram para tomar decisões, ou que se acomodam facilmente em um relacionamento ou situação qualquer. 

Criativa / Social: são vistos como uma pessoa divertida, sociável e dinâmica. Eles sabem que no relacionamento com a pessoa desta personalidade, sempre haverá alguma surpresa ou alguma coisa diferente para fazerem juntos. O parceiro dessa pessoa também espera que ela esteja sempre planejando algo diferente, seja cozinhar uma refeição diferente, fazer um programa novo, dar uma nova festa ou fazer uma viagem para um lugar novo. Também são vistos como pessoas emocionalmente instáveis, comumente tendo algumas variações de humor durante o dia ou a semana. Podem ser vistos também como pessoas que têm dificuldade de se manter em um só lugar, e que constantemente ficam entediadas e querem fazer algo diferente. 

Ambiciosa / Confiante: são vistos como uma pessoa ambiciosa, focada e orientada pela carreira. A pessoa que se relaciona com uma pessoa de personalidade ambiciosa, sabe que em muitos momentos não será prioridade para seu parceiro, pois ele é focado no sucesso e nos objetivos dele. São vistos como pessoas muitas vezes frias e emocionalmente desconectadas, mas ao mesmo tempo elas podem se sentir protegidas pela pessoa de personalidade ambiciosa, pois o objetivo dele é trazer mais conforto e crescimento financeiro para a vida das pessoas com quem ele se importa. Às vezes pode ser visto como arrogante ou muito exigente, porém ele traz o resultado desejado e benefícios para quem estiver com ele. 

Empática / Amigável: são vistos como uma pessoa empática, cuidadosa e atenciosa. Algumas vezes são vistos também como emocionalmente dependentes do parceiro, especialmente por terem uma necessidade maior de compartilhar diversas coisas com o parceiro, algumas delas nem sempre tão importantes para o relacionamento. São conhecidos por gostarem de cuidar dos parceiros, fazendo coisas por eles ou até mesmo facilitando a vida deles em alguns aspectos. Gostam de agradar e de perceberem que estão realmente contribuindo, ou que estão recebendo reconhecimento. Em algumas situações, podem ser vistos também como muito sensíveis e emotivos, sendo bastante vulneráveis a críticas e desentendimentos. 

Expressiva / Comunicativa: são vistos como pessoas comunicativas, que gostam de atenção e que gostam de falar. Em alguns momentos podem ser vistas como muito honestas ou críticas, em outras como manipuladoras. Algumas vezes podem ser vistos como o parceiro que não deixa o outro falar, e que atropela a opinião do outro sem ouvir. Também podem ser vistos como divertidos e engraçados, sempre querendo conversar sobre alguma coisa nova ou expor alguma coisa interessante que aconteceu com eles. Algumas vezes vai ser muito prazerosa e divertida a conversa, outras vai ser mais pesada e turbulenta. É comum serem vistas como a pessoa que sempre quer debater algo dentro do relacionamento, e que não gosta de estar errada. É visto como uma pessoa ensaboada ou escorregadia, que sempre encontra um novo argumento para ganhar a discussão. 

Intelectual / Curiosa: são vistos como pessoas inteligentes, racionais, curiosas, calmas e frias. É comum serem vistas como pessoas centradas e muito difíceis de serem tiradas do sério. Não são muito aptas a falarem ou agirem apenas por uma emoção, portanto é comum que eles não sejam pessoas românticas ou que façam grandes surpresas. Gostam de agir baseados em um planejamento, e não é muito fácil fazer eles mudarem de ideia se você não tiver muitas evidências e dados. No entanto, são pessoas que quando decidem racionalmente que um relacionamento faz sentido, dificilmente vão mudar de ideia, a não ser que o relacionamento pare de evoluir e de crescer. Eles também são vistos por estarem sempre impulsionando e motivando seus parceiros para aprenderem e crescerem também, pois esse é um critério primordial para a pessoa de personalidade intelectual manter um relacionamento a longo prazo.

Desapegada / Sem ego:  são vistos como pessoas desapegadas, tranquilas e teóricas. É comum eles terem uma visão muito ampla sobre tudo, e por isso não se apegam a pequenos detalhes ou pequenos problemas. Dificilmente ele vai iniciar uma discussão pequena dentro do relacionamento, pois uma coisa nunca é apenas uma coisa. Podem passar horas conversando sobre um assunto, porém abordando diferentes visões e focos. Eles têm dificuldades de encontrar relacionamentos amorosos, pois poucas pessoas conseguem compreender tudo o que eles dizem ou fazem. Também são vistos como pessoas pouco práticas, justamente por estarem constantemente conectadas na visão ampla, e não nas coisas específicas e pequenas no dia-a-dia. Não se apegam a detalhes ou pequenos problemas, se o conceito amplo ainda não estiver correto. Também conseguem analisar os prós e contras das coisas de maneira neutra e sem julgamentos. 

 

Como gostam de receber afeto/amor

Tradicional / Familiar: geralmente a maior demonstração de afeto e amor que uma pessoa da personalidade prática e familiar pode receber, é relacionada com estabilidade e lealdade. Se seu parceiro aceita e admira quem você é, sem te pressionar a mudar ou a tomar medidas drásticas de crescimento, você se sente amado. Outra forma de demonstração é através da facilidade que o parceiro pode gerar no seu dia-a-dia, ajudando a manter a rotina, sem grandes preocupações e estresse. A estabilidade do parceiro em relação ao relacionamento, deixando claro que não deixará o relacionamento a qualquer momento, e que é uma pessoa de confiança, também é uma grande demonstração de amor.

Criativa / Social: geralmente a maior demonstração de afeto e amor que uma pessoa de personalidade dinâmica e social pode receber, é relacionada com participar da sua vida social e compartilhar de seus sonhos e aventuras. Por ter a vida social ou seu espírito livre e criativo como o centro de sua vida, a pessoa com quem se relaciona deve compartilhar de valores parecidos ou admirar esses valores. Precisa sentir que seu lado sonhador e aventureiro é admirado e respeitado pela outra pessoa, para saber que realmente é amado. Também é importante que a pessoa compartilhe esses momentos de diversão ou viagens com ele, e que participe de suas fantasias e sonhos para o futuro. Gosta de ser surpreendido e de ganhar coisas novas. 

Ambiciosa / Confiante: geralmente a maior demonstração de afeto e amor que uma pessoa de personalidade ambiciosa pode receber é através do reconhecimento e admiração por seus resultados. Esses resultados podem ser relacionados a carreira, a um objetivo físico (como ganhar uma luta, atingir um objetivo fitness, etc), ou sobre alguma coisa que ele fez de positivo dentro do relacionamento. Geralmente receber elogios também é uma ótima maneira de se sentirem amados. Sentirem que são prioridade e importantes para a pessoa que estão se relacionando, também é uma excelente maneira de saberem que são amados. 

Empática / Amigável: geralmente a maior demonstração de afeto e amor que uma pessoa de personalidade empática pode receber é através da conexão e reciprocidade emocional. Eles precisam sentir que seus sentimentos estão sendo retribuídos pela outra pessoa, e saber que tudo o que estão investindo e fazendo pelo outro, está realmente adicionando a ajudando o outro a ter uma vida melhor de alguma forma. Eles se sentem amados quando podem ver que o outro ficou feliz por algo que eles fizeram, pois desta forma sentem que realmente estão adicionando valor para a vida do outro. Eles não se importam tanto com receber, mas precisam saber que o que fazem está ajudando o outro de alguma forma. Também têm a necessidade de sentirem que seus sentimentos e emoções estão sendo validados de alguma forma. A conexão emocional é importante para se sentirem amados. 

Expressiva / Comunicativa: geralmente a maior demonstração de afeto e amor que uma pessoa de personalidade comunicativa pode receber é através do respeito e admiração pelas coisas que ele diz e expressa. Eles gostam de saber que suas opiniões ou a forma como se expressam é admirada pela outra pessoa, e eles gostam de saber que influenciam a vida do seu parceiro de alguma forma. Se eles sentem que têm admiração e influência na vida de seu parceiro, vão se sentir valorizados e amados. Eles não gostam de serem ignorados ou de serem interrompidos, e por isso para se sentirem realmente respeitados e amados, precisam que o parceiro ouça o que eles têm para dizer ou expressar. Também precisam de confirmações ou validações através de palavras, com a pessoa dizendo como se sente por eles. Eles entendem melhor palavras ou expressões corporais, do que gestos e ações. 

Intelectual / Curiosa: geralmente a maior demonstração de afeto e amor que uma pessoa de personalidade intelectual pode receber é através do interesse por seus assuntos e investimento no crescimento do relacionamento. Se a pessoa demonstra estar interessada em evoluir, expandir e crescer com ele, isso significará que há afeto e amor no relacionamento. Porém, pela pessoa intelectual ser mais racional e calculista, a necessidade dele de afeto e amor é inferior que das demais personalidades, avaliando sempre os aspectos positivos e negativos do relacionamento, antes de julgar se está recebendo afeto ou não. 

Desapegada / Sem ego:  geralmente a maior demonstração de afeto e amor que uma pessoa de personalidade desapegada pode receber é através do respeito pelo espaço que ele precisa para estar isolado. Ele não gosta de estar sempre rodeado de pessoas, mesmo que ele tenha sentimentos por essas pessoas. A necessidade de apego humano é quase nula, e por isso eles precisam de um tempo isolados para se sentirem bem. Quando a outra pessoa dá esse espaço e demonstra compreensão por suas necessidades, ele percebe que há realmente afeto verdadeiro na relação. A necessidade de validação emocional também é muito baixa para essa personalidade, e eles focam muito mais na visão ampla do relacionamento, do que nas pequenas coisas ou pequenos gestos do dia-a-dia. 

 

Quais as qualidades principais que o parceiro deve ter

Tradicional / Familiar: Estabilidade, segurança, lealdade, gostar de ter uma rotina, em alguns casos liderança e firmeza nas decisões, para que ele se sinta seguro ao lado do parceiro.

Criativa / Social: Ser divertido, gostar de sair da rotina e de fazer coisas inesperadas, gostar de viajar e de se aventurar. Ser sociável ou conhecer muitas pessoas diferentes. Ter liberdade e recursos financeiros para viajar e fazer coisas diferentes. 

Ambiciosa / Confiante: Ter ambição sobre um futuro melhor e bem sucedido, querer estar envolvida com suas ambições e objetivos futuros, ter admiração e dar suporte por quem ele é ou quer ser, ter compreensão que em alguns momentos a carreira será prioridade, não ser muito emotiva ou emocionalmente dependente.

Empática / Amigável: Gostar de ajudar e ter empatia pelas pessoas, ser emocionalmente disponível e compreensivo, querer planejar novas maneiras de ajudar pessoas, ser sensível e aceitar demonstrações de afeto. 

Expressiva / Comunicativa: Ouvir e dar atenção para o que ele tem a dizer, deixar com que ele lidere e tenha uma posição de liderança dentro do relacionamento, saber que pode conversar sobre qualquer coisa com a outra pessoa sem ser criticado. 

Intelectual / Curiosa: Inteligência, vontade de crescimento, aprendizado e evolução, ser racional sobre a maioria dos assuntos, não ser muito emocional e impulsivo. 

Desapegada / Sem ego:  Respeito pelo seu espaço e por sua necessidade de estar sozinho às vezes, compreensão sobre os assuntos que interessam a ele. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *