Pontos fortes
Tradicional / Familiar: são estáveis e leais, geralmente estão sempre presentes em momentos bons ou ruins, e não viram as costas para seus entes queridos.
Criativa / Social: são companheiros e podem considerar alguns familiares seus amigos, e geralmente trazem diversão para a família.
Ambiciosa / Confiante: são seguros sobre suas decisões e fazem de tudo para não faltar nada para ninguém, e para melhorarem a situação de vida de todos seus familiares próximos.
Empática / Amigável: são emocionalmente disponíveis, e estão sempre dispostos a ajudar e a contribuir de alguma forma para que todos estejam bem na família.
Expressiva / Comunicativa: são comunicativos e expressivos, e por isso podem trazer mais objetividade e eficiência para a comunicação familiar.
Intelectual / Curiosa: são racionais e muito eficientes para resolver problemas e conflitos dentro do relacionamento familiar.
Desapegada / Sem ego: são imparciais nas questões familiares, e conseguem entender todos os pontos, além de entender a razão profunda dos problemas.
Pontos fracos
Tradicional / Familiar: podem se tornar muito dependentes da família ou de um familiar, permanecendo por muito tempo em uma situação negativa, sem fazer nada para mudar.
Criativa / Social: por não gostarem de discussões e brigas, podem se calar e ignorar algum familiar ou fazerem coisas que não querem, apenas para agradar.
Ambiciosa / Confiante: podem ser muito autoritários e arrogantes, assumindo que estão certos sobre tudo e tomando decisões sem considerar as outras partes envolvidas.
Empática / Amigável: por ter um lado idealista e achar que sabe o que é melhor para as pessoas, pode tentar ajudar ou mudar algum familiar de forma exagerada e invasiva.
Expressiva / Comunicativa: podem ser muito mandões e críticos a tudo e a todos, tornando o relacionamento cansativo. Também podem se tornar cansativos quando são repetitivos ou reclamam demais.
Intelectual / Curiosa: por terem uma visão muito maior e mais específica sobre os erros que seus familiares cometem, e sobre as soluções para os problemas, podem criar expectativas irrealistas sobre eles, causando decepção.
Desapegada / Sem ego: por serem conectados com uma visão ampla do mundo e problemas muito maiores do que os de seus familiares, muitas vezes não conseguem se conectar emocionalmente com seus familiares, se tornando frios e distantes.
Como reagem e se sentem com conflitos familiares
Tradicional / Familiar: normalmente evitam conflitos e não gostam que haja muitas mudanças e imprevistos dentro das suas relações. Geralmente reagem de forma defensiva tentando fugir da discussão, mudar o foco ou culpar a outra pessoa pelo problema. Em conflitos, sentem sua estabilidade e conforto ameaçados.
Criativa / Social: normalmente evitam entrar em conflitos com seus familiares, pois no geral não se sentem confortáveis com conflitos. Se houver algum problema, preferem se afastar ou evitar contato com a pessoa, a ter que confrontar diretamente a pessoa. Em conflitos, podem ficar defensivos e se sentirem atacados.
Ambiciosa / Confiante: é comum que eles tenham diversos pequenos confrontos com grande parte dos familiares, e grandes conflitos com alguns familiares de vez em quando. Isso acontece pois eles querem estar sob controle de tudo, e porque eles acreditam que as decisões deles são melhores que as demais. Além disso, eles não gostam que ninguém os diga o que fazer. Eles podem ser agressivos com suas palavras ou ações em discussões, e entram no confronto para ganhar.
Empática / Amigável: normalmente evitam entrar em conflitos com seus familiares, pois não gostam de causar dor no outro. Porém, podem ter alguns pequenos ou até mesmo grandes conflitos, se perceberem algo de muito errado no comportamento da outra pessoa ou na situação vivenciada pela outra pessoa. Por acharem que sabem o que é melhor para o outro, podem se envolver em questões que não lhes cabe, e acabam entrando em conflitos. Após o conflito, geralmente se sentem mal pelo outro e podem ficar com remorso.
Expressiva / Comunicativa: normalmente por estarem sempre compartilhando suas opiniões e falando o que pensam sobre tudo, acabam entrando em alguns conflitos com seus familiares. Não gostam muito de serem confrontados por suas opiniões, e podem exagerar o aumentar o tom em uma discussão, por querer impor suas opiniões. Podem também ser mandões, e querer que tudo seja do jeito deles. Quando entram em um conflito, entram para ganhar, por isso discutir com eles pode ser bastante cansativo, pois eles manipulam as palavras e mudam o foco do assunto, para que fiquem sempre com a razão.
Intelectual / Curiosa: normalmente evitam conflitos, especialmente para evitar causar reações emocionais nos seus familiares, pois situações emocionais são desconfortáveis para eles. Quando entram em conflitos, é por motivos racionais, e não por reações emocionais. Durante o conflito, argumentam geralmente de forma racional, sem utilizar de ataques emocionais para ganhar o conflito. Podem também encerrar uma discussão, se a outra pessoa estiver sendo muito emocional. Podem às vezes serem arrogantes intelectualmente, e não considerar os pontos da outra pessoa, por acharem que suas análises estão sempre corretas.
Desapegada / Sem ego: normalmente, por verem coisas muito além do que as outras pessoas, conseguem encontrar explicações e justificativas que nem sempre são o real motivo do problema, porém que são difíceis de serem rebatidas. Também podem evitar conflitos, por acreditar que aquele problema ou tema não são relevantes o suficiente para serem debatidos, e que existem coisas muito mais importantes e problemáticas no mundo e na sociedade. Geralmente, não conseguem discutir apenas um ponto específico, e sempre querem primeiro discutir a visão ampla e a raiz mais profunda do problema.
Como se comportam em eventos familiares
Tradicional / Familiar: geralmente preferem ficar com familiares mais próximos, e não interagem muito com familiares mais distantes. Preferem não se expor e não entrar em nenhum assunto polêmico, pois não gostam de discussões e desentendimentos. Normalmente não são muito comunicativos e não costumam iniciar conversas.
Criativa / Social: geralmente vão interagir com familiares que tenham mais afinidade e amizade, e preferem não interagir com familiares que não tenham afinidade. Podem se divertir nos eventos familiares, conversando, dando risada e dançando. Evitam assuntos polêmicos ou discussões, pois não gostam de debater ou conversar sobre assuntos que exijam um posicionamento mais drástico.
Ambiciosa / Confiante: geralmente vão procurar ficar próximos e interagir com pessoas que possam reconhecer o valor deles, e que possam compartilhar suas conquistas, para se sentirem admirados e valorizados. Não gostam de eventos familiares que não possam expor para alguém suas conquistas financeiras e na carreira. Utilizam eventos familiares para mostrar seu valor e seu crescimento para a família.
Empática / Amigável: geralmente vão procurar conversar com seus familiares sobre os problemas deles, no intuito de poder ajudar ou aconselhar de alguma forma. Eles gostam de ouvir sobre as dificuldades e os problemas das pessoas, e de tentar contribuir ou ajudar a solucionar os problemas. É comum os ver conversando de forma individual com cada familiar, durante um evento familiar.
Expressiva / Comunicativa: geralmente vão procurar ser o centro das atenções nos eventos familiares, falando com todos coletivamente, contando piadas, compartilhando opiniões polêmicas ou até mesmo cantando. Podem facilmente entrar em discussões, pois têm o hábito de dizerem o que pensam sobre tudo. Normalmente têm o hábito de estar falando sobre si mesmo, ou sobre sua própria opinião, e podem ter dificuldade de ouvir as outras pessoas.
Intelectual / Curiosa: geralmente vão procurar interagir com familiares mais intelectuais, e que possam trocar novas informações, novas experiências e aprendizados. Não costumam gostar de lugares muito tumultuados, e preferem estar em lugares que estejam aprendendo ou criando algo novo, de forma intelectual. Não gostam de conversar sobre problemas familiares.
Desapegada / Sem ego: geralmente não vão interagir muito com seus familiares, pois sua forma de ver o mundo e as pessoas é diferente das demais pessoas, e sabem que não são compreendidos por seus familiares. Quando vão em um evento familiar, normalmente não conversam com muitas pessoas, e sua passagem pelo evento é bem breve.
Que tipo de relação preferem ter com seus familiares
Tradicional / Familiar: normalmente preferem ter uma relação bem próxima com seus familiares, e costumam considerar a família uma prioridade muito alta nas suas decisões. Às vezes deixam de fazer algo que querem muito ou mudam de opinião, por causa da opinião dos pais ou outros familiares próximos. Também podem proteger em excesso seus familiares, mesmo quando estão errados.
Criativa / Social: normalmente não gostam que seus familiares deem muitas opiniões sobre sua vida, portanto não gostam de estarem sempre muito próximos deles. Eles costumam gostar das interações sociais e dos eventos familiares, porém não gostam de ter sua liberdade privada ou de terem muitas obrigações com seus familiares.
Ambiciosa / Confiante: normalmente preferem ter uma relação familiar onde eles sejam a maior autoridade ou liderança dentro da família. Não gostam de se sentirem vulneráveis à família, preferem estar sob comando de tudo. Podem ter uma relação próxima, porém não costumam estar muito presentes em vários momentos, pois a posição deles na família é como provedor e líder, e não como cuidador ou suporte emocional.
Empática / Amigável: normalmente costumam ter uma relação próxima, especialmente a nível de suporte emocional e contribuição. No entanto, têm dificuldades em se manterem próximos da família quando há emoções muito negativas envolvidas, especialmente emoções de crítica, julgamento e falta de compaixão. Muitas vezes, por verem coisas erradas, não conseguem ignorar, e se afastam. Por geralmente acharem que sabem o que é melhor e o que é justo, querem mudar seus familiares, e isso pode distanciar eles dos familiares.
Expressiva / Comunicativa: normalmente são próximos de familiares que estejam dispostos a ouvir eles ou que concordem com suas opiniões. Gostam de ser próximos de pessoas com quem possam conversar sobre suas opiniões e pensamentos, e que essas pessoas concordem com o que eles pensam, por isso serão próximos de familiares que vejam eles como autoridade ou que compartilhem da mesma opinião.
Intelectual / Curiosa: normalmente têm uma relação mais fria com seus familiares, e não costumam ser emocionalmente próximos. Geralmente podem oferecer ideias e soluções para problemas, mas não costumam ser muito abertos para ouvir reclamações ou assuntos emocionais. Preferem ser mais objetivos e claros nas suas relações familiares, sem dependência emocional.
Desapegada / Sem ego: normalmente têm uma relação distante com os seus familiares, não somente porque têm dificuldade em interagir com eles e pela dificuldade de compreensão geral entre eles, mas também porque eles são muito desconectados das coisas pequenas do dia-a-dia. Eles podem passar meses ou anos sem falar com um familiar, simplesmente porque eles estão conectados e concentrados em temas muito mais complexos e impactantes.
Como é a comunicação com seus familiares
Tradicional / Familiar: a comunicação com seus familiares costuma ser simples e sem muitos detalhes ou aprofundamentos. Geralmente evitam falar sobre assuntos desconfortáveis e que possam gerar atrito, porém algumas vezes isso pode causar problemas ainda maiores por falta de comunicação. Preferem ignorar um problema até não ter mais opção.
Criativa / Social: a comunicação com seus familiares costuma não ser completamente honesta, especialmente porque eles costumam pensar e agir diferentemente dos seus familiares. Eles não querem ser julgados, e por isso nem sempre comunicam o que realmente pensam ou o que realmente querem fazer, pois não querem causar problemas para si mesmos.
Ambiciosa / Confiante: a comunicação com seus familiares costuma ser impositiva e, às vezes, autoritária. Eles gostam de ter a última palavra sobre as decisões familiares, portanto isso pode causar alguns atritos. Eles também gostam de comunicar suas conquistas e vitórias, e querem ser reconhecidos por isso.
Empática / Amigável: a comunicação com seus familiares costuma ser sincera, mas geralmente de uma maneira tranquila e sem julgamentos. Por eles gostarem de ajudar e acharem que sabem o que é melhor para todos, podem se envolver em assuntos que não lhes cabe, podendo causar alguns conflitos.
Expressiva / Comunicativa: a comunicação com seus familiares costuma ser bastante ativa, e muitas vezes eles podem falar coisas sem pensar, causando alguns desconfortos e desentendimentos. Geralmente eles querem estar sempre certos, ou acharem que sua opinião precisa ser expressada independentemente de qualquer coisa, por isso a comunicação com eles pode ser bastante intensa e turbulenta.
Intelectual / Curiosa: a comunicação com seus familiares pode ser difícil para eles, pois eles são intelectuais e frios, e não conseguem ter conversas emocionais ou sem um objetivo claro. Eles tentam não se envolver em discussões, pois não gostam de escalar as coisas, preferem resolver de forma racional.
Desapegada / Sem ego: a comunicação com seus familiares geralmente é bem complicada para eles, pois é como se eles falassem um idioma completamente diferente da sua família. Eles sabem que muitas coisas que eles acreditam e veem, é muito diferente dos seus familiares e, portanto, não conseguem comunicar o que realmente pensam ou filosofam sobre a vida.