Quais as profissões e carreiras para cada personalidade?

Pontos fortes

Tradicional / Familiar: seguem bem uma rotina e um planejamento, são consistentes no que fazem, se empenham para fazer bem o que é de sua função.

Criativa / Social: são dinâmicos e gostam de fazer coisas novas, se adaptam facilmente a uma nova função ou departamento, criam um ambiente de trabalho mais leve. 

Ambiciosa / Confiante: são focados, determinados e ambiciosos, querem fazer mais do que os demais colegas de trabalho, conseguem conquistar um objetivo de forma mais rápida.

Empática / Amigável: se importam com os seus colegas de trabalho e clientes, ajudam a encontrar a melhor solução para todas as partes envolvidas, compreende muito bem as pessoas e consegue trabalhar com o ponto forte de cada um.

Expressiva / Comunicativa: é um líder natural, comunica muito bem seus planos e suas estratégias, consegue convencer e motivar seus colegas de trabalho, lidam muito bem com clientes e falam bem em público.

Intelectual / Curiosa: conseguem encontrar soluções para os mais diversos problemas, criam novas ideias e estratégias para otimizar o produto ou serviço, têm sempre uma visão fora da caixa para apresentar.

Desapegada / Sem ego: têm uma visão ampla sobre todas as coisas, e conseguem enxergar o perfil de uma pessoa por quem ela é, sem filtros ou julgamentos, facilitando a compreensão sobre o colega de trabalho ou cliente. 

 

Pontos fracos

Tradicional / Familiar: dificuldade em aceitar e lidar com mudanças, inflexibilidade sobre rotinas e tarefas, não gosta de mudar de atividades ou de ter que aprender algo fora da sua zona de conhecimento.

Criativa / Social: dificuldade em seguir regras e rotinas, dificuldade em cumprir horários fixos, tédio em excesso de estiverem fazendo sempre as mesmas atividades, instabilidade na produtividade. 

Ambiciosa / Confiante: ganância em excesso, dificuldade em seguir um líder e respeitar a hierarquia, competitividade em excesso, dificuldade em assumir que está errado. 

Empática / Amigável: dificuldade em ser produtivo e ter foco, pois quer ajudar e resolver os problemas de todo mundo, dificuldade em lidar com o mundo empresarial e focar no resultado, se dispersa muito do objetivo para focar em problemas pequenos.

Expressiva / Comunicativa: falam muito, não ouvem e não aceitam opiniões divergentes, acham que são os donos da razão e que sabem o que é melhor a ser feito, discutem e argumentam muito, mesmo sobre coisas pequenas.

Intelectual / Curiosa: pensam demais sobre tudo, e têm dificuldade em encontrar uma solução, não são muito práticos, e quando precisam tomar uma decisão rápida, não conseguem, perdem muito tempo em seus pensamentos, e pouco tempo executando a solução.

Desapegada / Sem ego: dificuldade em se conectar com a rotina de trabalho e os resultados, fica muito focado na visão ampla e no porquê das coisas, e não conseguem ser práticos e eficientes.

 

Quais funções exercem melhor

Tradicional / Familiar: funções repetitivas e de execução, que saibam qual o processo devem seguir, e que possam fazer isso de forma produtiva. 

Criativa / Social: funções dinâmicas e que envolvam criatividade, especialmente criatividade manual. Também se dão bem em funções que possam socializar ou entreter outras pessoas. 

Ambiciosa / Confiante: funções que proporcionem possibilidade de crescimento e promoção dentro da empresa, funções de destaque e de poder, onde possam ser admirados. 

Empática / Amigável: funções em que possam estar em contato com outras pessoas, especialmente ajudando elas de alguma forma, contribuindo para o progresso delas ou da empresa. 

Expressiva / Comunicativa: funções onde esteja liderando e sendo ouvido, onde esteja recebendo atenção e que possa estar influenciando as pessoas a sua volta, sejam clientes, espectadores, subordinados ou colegas de trabalho. 

Intelectual / Curiosa: funções que possam criar coisas novas, onde possam inovar, e não ficar presos à execução dos processos. Funções onde seu intelecto seja desafiado e que haja crescimento dentro da empresa.

Desapegada / Sem ego: funções que possam focar na visão ampla das coisas, e servir mais como um consultor geral dos pontos positivos e negativos de cada tomada de decisão, dando apenas a direção, mas não a solução. 

 

Como querem receber reconhecimento

Tradicional / Familiar: sabendo que está seguro, que seu trabalho tem valor e é reconhecido pela empresa e que sua estabilidade não é ameaçada. 

Criativa / Social: através da demonstração de apreço pelas coisas diferentes ou novas que ela fez.

Ambiciosa / Confiante: através da admiração, do reconhecimento financeiro, da promoção para um cargo maior.

Empática / Amigável: através do sentimento de que algo que fez por alguém, fez diferença e que a pessoa reconhece essa ajuda. 

Expressiva / Comunicativa: através da atenção que recebem, com pessoas falando bem deles para outras pessoas e com pessoas seguindo suas influências. 

Intelectual / Curiosa: através da percepção de que o conhecimento que estão compartilhando, está sendo utilizado e aprendido por alguém. 

Desapegada / Sem ego: geralmente não precisam de reconhecimento, pois reconhecimento está mais conectado com o ego. Precisam apenas saber que as coisas estão funcionando. 

 

Como lidam em situações de pressão

Tradicional / Familiar: ficam estressados em excesso, e podem até mesmo evitar ou fugir da situação. Demoram um tempo para lidar com o estresse e lidar com a situação, e na maioria das vezes vão tentar procurar pelo apoio de outras pessoas para passar pela situação. 

Criativa / Social: ficam emocionalmente instáveis, e têm dificuldade em raciocinar, pois o seu modo racional desliga, portanto agem antes de pensar. Podem demorar muito tempo para se conectarem com a razão, causando algumas reações exageradas.

Ambiciosa / Confiante: normalmente não têm dificuldade em lidar com pressão, pois estão acostumados com pressão vindo deles mesmos, porém em alguns casos podem exagerar no foco em resolver o problema, e se tornarem agressivos. 

Empática / Amigável: não se sentem confortáveis lidando com pressão, e normalmente vão tentar resolver a situação de uma forma que fique bom para todas as partes envolvidas. Em alguns casos, se envolver conflitos, vão tentar adiar para resolver um problema. 

Expressiva / Comunicativa: conseguem lidar bem com pressão, especialmente porque mesmo que a situação seja desfavorável à eles, eles encontram uma forma de mudar o foco. Vão utilizar sua boa comunicação e capacidade de influência para lidar com a pressão.

Intelectual / Curiosa: não se sentem confortáveis em situações de pressão, porém não têm problemas com estados emocionais descontrolados. Conseguem pensar em várias soluções para o mesmo problema, e isso faz com que consigam resolver situações de pressão.

Desapegada / Sem ego: não se abalam muito com pressão, pois focam na visão ampla e na complexidade das coisas, fazendo com que as situações do dia-a-dia se tornem pequenas e insignificantes.

 

Como lidam com o crescimento dentro da empresa

Tradicional / Familiar: preferem estabilidade e segurança à crescimento. Quando têm a oportunidade de crescer na empresa, preferem ser mantidos no mesmo departamento ou até mesmo no mesmo cargo, crescendo de forma gradual e sem muitas novas funções ou pressão. 

Criativa / Social: não lidam bem com posições de liderança ou muita pressão. Preferem que o crescimento seja a nível de poder ter mais liberdade e mais autonomia para fazer coisas diferentes, ou criar coisas diferentes. 

Ambiciosa / Confiante: o maior objetivo deles em uma empresa é alcançar cargos importantes e de poder, portanto estão sempre focados no crescimento. Também estão sempre focados em poder ganhar mais dinheiro e benefícios. Eles precisam saber que estão crescendo, caso contrário se desmotivam e procuram outro emprego. 

Empática / Amigável: preferem um crescimento mais em grupo, do que individual. Querem saber que o grupo ou a empresa no geral está crescendo com sua contribuição e trabalho, e gostam de sentir que seu trabalho está sendo reconhecido como parte do crescimento geral. O reconhecimento deles como pessoa é mais importante do que o reconhecimento material. 

Expressiva / Comunicativa: percebem que estão crescendo dentro da empresa quando sua liderança é reconhecida por todos. Sentem que estão crescendo quando as suas opiniões e seus comandos estão sendo seguidos, e que estão trazendo resultados positivos. Também é importante para eles saber que as outras pessoas estão vendo e reconhecendo seu crescimento.

Intelectual / Curiosa: precisam sentir que estão sempre aprendendo ou criando algo novo, pois se não estiverem progredindo intelectualmente ou criando novas soluções para a empresa, se sentem desmotivados e estagnados. 

Desapegada / Sem ego: não se interessam muito pelo crescimento ou reconhecimento, eles precisam sentir que têm um propósito de estarem ali. Eles precisam estar aprendendo dentro da empresa de uma forma mais ampla, no sentido de entender os problemas e as interações de forma mais ampla, e não necessariamente para mudar alguma coisa ou criar uma nova solução. O crescimento deles está mais relacionado com sabedoria, do que com intelecto. 

 

O que esperam da remuneração financeira

Tradicional / Familiar: se tiverem que escolher entre ter um salário fixo que pague suas contas e que seja garantido todo mês, e um salário alto, porém baseado em comissão e outros fatores fora do controle deles, eles irão escolher o salário fixo mais baixo, porém seguro. Eles buscam um salário que pague suas contas em dia, e que envolva riscos ou pressão. 

Criativa / Social: dinheiro não é a coisa mais importante para eles. Eles preferem ter mais liberdade e flexibilidade, do que ter grande sucesso financeiro. Se tiverem que escolher entre um emprego que possa viajar ou dar mais flexibilidade de horário com um salário que pague suas contas e suas coisas extras, e um emprego onde tenha uma rotina fixa e pressão, mas que o salário seja muito superior, eles vão ser mais felizes e preferir o emprego onde tenham mais liberdade de horário e flexibilidade para criar e fazer coisas diferentes. 

Ambiciosa / Confiante: reconhecimento e crescimento financeiro são essenciais para eles. Eles precisam saber que, independente da posição que ocupam em uma empresa, têm a possibilidade de crescerem e ganharem mais dinheiro. Se a empresa não tem prospecção de aumento de salário, provavelmente eles irão mudar de emprego. Se tiverem que escolher entre um emprego de subordinado que tenha uma boa remuneração, porém sem prospecção de aumento de salário e cargo, e um emprego com salário menor, porém em um cargo de liderança e com uma grande prospecção de crescimento financeiro e de cargo, eles vão escolher a segunda opção. 

Empática / Amigável: esperam mais reconhecimento emocional do que material. Querem saber que estão conectados com as pessoas à sua volta, e que estão ajudando de alguma forma, e não apenas ganhando dinheiro. Se tiverem que escolher entre um emprego com uma remuneração que supra suas necessidades, mas que dê oportunidades de ajudar pessoas e estar emocionalmente envolvido com pessoas, e um emprego onde a remuneração seja excelente, porém que tenha que trabalhar sozinho ou ser muito individualista, eles vão preferir o emprego de remuneração mais baixa e de maior conexão com pessoas. 

Expressiva / Comunicativa: esperam reconhecimento não somente financeiro, mas também através da atenção e da influência sobre outras pessoas. Normalmente, o reconhecimento financeiro é importante para eles, como uma forma de saber que o que dizem ou fazem tem valor, porém não é a única forma de se sentirem reconhecidos. Se tiverem que escolher entre um emprego onde podem se expressar, comunicar e liderar abertamente, porém com uma remuneração que ainda não esteja onde eles querem chegar, e um emprego onde tenham que ser subordinados e que sua opinião não seja ouvida, porém com uma remuneração no nível em que desejam, eles vão escolher o emprego onde podem se comunicar e liderar.

Intelectual / Curiosa: esperam mais reconhecimento pelas coisas que sabem, que criam e que ensinam, do que financeiro. Para eles, a maior riqueza que eles podem ter é o conhecimento, e por isso se tiverem que escolher entre um emprego onde não possam aprender ou criar nada novo, mas que recebam uma boa remuneração, e um emprego onde possam ser livres para aprender, criar e expandir, porém com uma remuneração mais baixa, eles vão preferir a segunda opção. 

Desapegada / Sem ego: eles veem o dinheiro como algo muito específico e até mesmo pequeno, para a imensidão que é o universo. O maior objetivo deles é expandir, questionar e compreender, e por isso temáticas muito materiais não atraem eles, pois são muito pequenas e insignificantes, na percepção deles. Eles estão nos lugares para expandir e compreender a visão ampla das coisas, por isso a remuneração financeira é algo apenas humano e necessário para sua sobrevivência. 

 

Como lidam com rotina

Tradicional / Familiar: lidam muito bem com a rotina. Se sentem bem quando têm uma rotina fixa e quando sabem o que esperar dos próximos dias. 

Criativa / Social: se sentem entediados com a rotina, gostam de ter variedade e dinâmica no seu dia-a-dia. Saber o que vai acontecer nos próximos dias é desanimador para eles. 

Ambiciosa / Confiante: se a rotina for uma forma de planejar e organizar o caminho para seu sucesso, ela é bem vinda, até mesmo para ajudar a manter a disciplina. Porém se a rotina for algo que não está trazendo ou guiando eles para o sucesso, eles vão ficar estressados. 

Empática / Amigável: geralmente são mais neutros em relação a rotina, podendo variar entre positivo e negativo sobre isso. Se em sua rotina a conexão com pessoas for frequente, raramente vão ter emoções negativas sobre a rotina. Porém se a rotina não envolver contato com outras pessoas, eles podem se sentir sobrecarregados e até mesmo deprimidos. 

Expressiva / Comunicativa: não costumam gostar muito de rotinas, são mais espontâneos e, às vezes, explosivos. Preferem ter algumas opções do que vão fazer, e não ficarem presos apenas a uma opção. Gostam de poder falar com pessoas diferentes, debater assuntos diferentes, portanto preferem uma rotina mais dinâmica e livre.

Intelectual / Curiosa: gostam de ter um planejamento e uma organização do que vão fazer, principalmente para que sua mente possa estar mais centrada e focada. Se não tiverem uma boa organização da rotina, podem ficar mentalmente sobrecarregados, pois sua mente vai estar cheia de informações. Preferem ter uma rotina organizada e saber o que têm que fazer, do que ter uma rotina reativa e espontânea. 

Desapegada / Sem ego: gostam de ter liberdade para poder focar em coisas não convencionais e se isolar de outras pessoas para fazer isso. Têm também a necessidade de estarem sozinhos de vez em quando e, por isso, ter uma rotina fixa não é algo que lhes convém, pois precisam ter flexibilidade para se distanciar quando quiserem. 

 

Como lidam com seus superiores ou gerentes

Tradicional / Familiar: normalmente respeitam seus superiores e preferem ter alguém liderando. Não lidam muito bem com pressão, portanto se o gerente for muito agressivo com as palavras, podem se sentir desconfortáveis. 

Criativa / Social: não costumam ter problemas com seus superiores, a não ser que eles não reconheçam seu perfil, e te deem tarefas ou cargos muito rígidos e sem flexibilidade. Respeitam a autoridade, mas podem ficar magoados em caso de uma repreensão ou de alguma coisa negativa dita. 

Ambiciosa / Confiante: não gostam muito de serem subordinados, e por isso podem entrar em conflito com seus superiores, especialmente se não concordarem com eles. Geralmente aprendem a conviver com pessoas acima deles, porém o desconforto sempre existirá. Se for um gerente muito arrogante, dificilmente a relação de trabalho se estende por muito tempo. 

Empática / Amigável: são bem respeitosos com seus superiores e colegas de trabalho no geral, porém podem entrar em conflito com seus superiores se perceberem algum tipo de injustiça ou se não concordarem com algum fator moral e ético. Não têm problema em ter um líder, porém querem que o líder seja justo e tenha moral e ética. 

Expressiva / Comunicativa: a relação entre eles e superiores pode ser bem complicada, pois eles gostam de liderar e de receber mais atenção que outras pessoas. Essa relação pode ter muitas discussões e desentendimentos. Normalmente querem ter a última palavra e, ao lidar com superiores, isso fica praticamente impossível.

Intelectual / Curiosa: normalmente não aceitam receber instruções de pessoas que não mostrem os dados e os motivos de uma determinada decisão. São desconfiados que as pessoas não sabem o suficiente para tomar decisões, e o mesmo se aplica para seus superiores. Podem questionar muito as decisões de seus gerentes. 

Desapegada / Sem ego: não costumam aceitar as decisões de seus superiores, mas ao mesmo tempo não debatem coisas muito específicas ou detalhes. Preferem ignorar a maioria das diferenças, e focam mais em como mudar a visão ampla, o todo, e não apenas um problema específico.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *