Como cada personalidade pode atingir seu potencial máximo?

Pontos fortes

Tradicional / Familiar: aprendem um processo ou uma atividade repetitiva de forma rápida, e geralmente executam as coisas com mais consistência, sem questionar o processo. 

Criativa / Social: por serem abertos e receptivos com as pessoas, conseguem aprender de forma interativa, dinâmica e criativa.  

Ambiciosa / Confiante: são decididos e focados, e quando decidem fazer alguma coisa, vão buscar estudar e aprender para serem os melhores e atingirem seus objetivos. 

Empática / Amigável: por serem empáticos, muitas vezes conseguem aprender apenas observando, compreendendo e se colocando no lugar ou na situação de outras pessoas. 

Expressiva / Comunicativa: por se comunicarem muito bem, não têm inibição ou timidez ao questionar as coisas e as pessoas, e por isso muitas vezes conseguem respostas que outros não conseguem.

Intelectual / Curiosa: sua curiosidade e sua vontade de aprender e inovar fazem com que eles estejam sempre focados em aprender ou criar algo novo. Saber mais sobre alguma coisa nunca é conhecimento demais. 

Desapegada / Sem ego: conseguem ver além dos conhecimentos específicos, e interligam diversas informações, compreendendo a visão ampla, e não apenas a específica. 

 

Pontos fracos 

Tradicional / Familiar: têm dificuldade em ter que sair da sua zona de conhecimento, e ter que aprender algo completamente novo. Também têm dificuldade em aprender algo que seja muito teórico, e pouco prático. 

Criativa / Social: não conseguem passar muito tempo aprendendo algo na teoria, gostam de utilizar sua criatividade de forma prática ou manual, e não apenas teórica. Querem estar fazendo alguma coisa. 

Ambiciosa / Confiante: por terem muita ambição e confiança, podem achar que já sabem o suficiente sobre alguma coisa, e se arriscarem demais em busca dos seus objetivos, não reconhecendo ou percebendo seus pontos fracos.

Empática / Amigável: podem investir muito tempo estudando e pesquisando sobre algo muito pequeno e específico, apenas para ajudar alguém, deixando de focar mais na visão ampla em uma forma de ajudar em larga escala, e não apenas uma pessoa ou um problema pequeno.

Expressiva / Comunicativa: por quererem estar no centro das atenções, podem ter dificuldade de ouvir ou compreender o que o outro está tentando comunicar, não sabendo reconhecer o momento de falar e o momento de calar. 

Intelectual / Curiosa: podem se tornar muito teóricos e pouco práticos, fazendo com que todo o aprendizado e conhecimento que possuem, não tenha real utilidade. Têm o hábito de querer se aprofundar muito nos assuntos, tornando-se ineficientes em algumas situações.

Desapegada / Sem ego: por estarem tão focados em aprender e analisar a visão ampla e nos problemas mais profundos da sociedade em geral, acabam não tendo uma visão mais prática e rápida para os problemas do dia-a-dia, e muitas vezes não conseguem pensar rapidamente em uma solução simples. 

 

Qual a forma mais eficiente de estudar e aprender

Tradicional / Familiar: através de exemplos práticos, com explicações simples e exemplificativas, sem muita teoria ou coisa complexas, que exijam muita análise e criação de coisas novas. Aprender coisas que possam replicar, sem ter que criar algo novo. 

Criativa / Social: através de ensinamentos mais dinâmicos, práticos e possam ter autonomia para criar ou mudar algumas coisas. No geral preferem aprender coisas mais manuais ou até mesmo artísticas, que possam criar, e não apenas replicar. 

Ambiciosa / Confiante: através de motivação e de certeza de que o que estão aprendendo, vai ser importante para seu crescimento e sucesso profissional. Se sentem motivados a estudar e aprender, quando querem ganhar alguma coisa, quando querem atingir algum objetivo ou quando se sentem desafiados.

Empática / Amigável: através da certeza de que o estudo e o aprendizado irão lhe possibilitar mais e melhores formas de ajudar outras pessoas, sabendo que o conhecimento que adquirirem, irá fazer diferença e trazer impacto positivo para a vida de outras pessoas. 

Expressiva / Comunicativa: através de debates e troca de informações e experiências, especialmente se puder estar sendo ouvido também, e não apenas ouvindo o que outra pessoa tem a dizer. Também se sentem motivados a estudar e aprender quando querem ganhar um debate ou influenciar pessoas. 

Intelectual / Curiosa: através de estudos e pesquisas, especialmente com conteúdos profundos e complexos, que desafiem eles mentalmente a entender um novo conceito. Por serem muito curiosos, podem se tornar obsessivos por aprender e estudar. 

Desapegada / Sem ego: através de mestres e reflexões profundas sobre o universo, o mundo e a sociedade em geral. A curiosidade deles é sobre problemas mais profundos e amplos, e também podem se tornar obsessivos por compreender o funcionamento de todas as coisas. 

 

Por qual tipo de assuntos e aprendizados se interessam

Tradicional / Familiar: assuntos do seu dia-a-dia, relacionados com sua família, amigos próximos, entretenimento, notícias sobre o que acontece em sua volta e assuntos relacionados a sua  profissão ou empresa. 

Criativa / Social: assuntos sobre seus amigos, entretenimento, sobre sua vida social, como novas festas ou novos lugares que estão abrindo, sobre novos destinos de viagem e culturas, sobre lançamentos e novidades. Também se interessam em aprender coisas manuais novas, como coisas artesanais e culinárias. 

Ambiciosa / Confiante: assuntos relacionados a sua carreira e ao seu crescimento profissional, assuntos relacionados a pessoas importantes que estão a sua volta ou que sejam inspiração para eles, assuntos relacionados a benefícios que eles podem ter. Gostam de aprender coisas que vão trazer mais sucesso e mais possibilidades de crescimento financeiro para eles. 

Empática / Amigável: assuntos relacionados a pessoas que eles se importem, assuntos que tragam notícias sobre pessoas que estão passando por dificuldades ou injustiças, assuntos relacionados a mudanças na vida de pessoas. Gostam de aprender coisas que vão possibilitar mudança positiva na vida das pessoas, e que vão poder trazer mais justiça e igualdade para a sociedade. 

Expressiva / Comunicativa: assuntos que eles têm conhecimento e que vai proporcionar que eles tenham mais visibilidade e recebam mais atenção, assuntos que sejam impactantes e até mesmo polêmicos, para poderem debater. Gostam de aprender sobre coisas que vão proporcionar mais visibilidade e atenção sobre eles, coisas que farão com que eles sejam influenciadores e líderes. 

Intelectual / Curiosa: assuntos que sejam intelectuais e complexos, assuntos que eles precisam analisar e estudar para entender, assuntos que gerem um desafio mental para eles, e que eles vejam diferentes maneiras de aprimoramento ou inovação. Gostam de aprender sobre os mais variados temas e categorias, desde que seja algo complexo, profundo e desafiador. 

Desapegada / Sem ego: assuntos sobre a visão ampla das coisas, sobre a razão pela qual as coisas acontecem, sobre o motivo e a razão geral da vida e dos problemas mais profundos da sociedade. Gostam de aprender sobre o motivo profundo e amplo das coisas, sobre o funcionamento geral do universo, sobre quem criou todo o universo e porquê criou desta forma. 

 

Preferem conteúdos práticos ou teóricos

Tradicional / Familiar: preferem conteúdos práticos e bem específicos em como ou onde devem utilizar o conteúdo, sem terem que criar ou pensar algo novo, apenas replicar.

Criativa / Social: preferem conteúdos mais práticos, porém criativos, e que possam criar algo novo, não apenas replicar sempre da mesma forma. 

Ambiciosa / Confiante: preferem conteúdos mais práticos, especialmente com resultados comprovados e que possam levar a grandes conquistas, e não gostam de perder tempo com muita teoria. 

Empática / Amigável: preferem ambos conteúdos. O conteúdo teórico utilizam para entender melhor a origem de um problema ou de uma situação, e o conteúdo prático utilizam para ajudar as pessoas a resolverem os problemas. 

Expressiva / Comunicativa: preferem ambos conteúdos. O conteúdo teórico utilizam para terem mais informações e embasamento nas suas discussões e conversas, e o conteúdo prático utilizam para orientar e liderar as pessoas, e também para suas próprias estratégias. 

Intelectual / Curiosa: preferem conteúdos teóricos, porém também gostam de conteúdos práticos. Gostam de explorar novas teorias sobre assuntos diversos, e se aprofundarem especificamente neles. Também gostam de aprender e compreender conteúdos práticos e complexos, não tão simples ou fáceis de serem replicados. Gostam de poder criar a partir do aprendizado. 

Desapegada / Sem ego: preferem conteúdos teóricos, e que possam abrir uma grande variedade de explicações e possibilidades, sem limitações para novas descobertas. Gostam de conteúdos que trazem sabedoria e reflexão. 

 

Qual objetivo deles quando querem estudar algo novo

Tradicional / Familiar: geralmente o principal objetivo de quererem aprender ou compreender algo, é para se manterem seguros e estáveis. Não querem que as coisas à sua volta mudem drasticamente, e por isso as informações e conhecimentos que buscam são para se protegerem de mudanças e de imprevistos. 

Criativa / Social: geralmente o principal objetivo de quererem aprender e estudar algo novo, é para poderem fazer algo diferente, mudar alguma coisa na sua vida ou naquele momento específico, ou para criar algo novo, especialmente coisas artísticas. Gostam de aprender para poderem mudar sua rotina ou fazer alguma coisa diferente.

Ambiciosa / Confiante: geralmente o principal objetivo de quererem aprender ou aprimorar algum conhecimento, é para conseguirem ter sucesso, destaque e alcançarem seus objetivos. Querem ser os melhores nas suas áreas, e por isso buscam conhecimentos que ajudem eles a ganharem mais destaque ou a ganhar uma competição.

Empática / Amigável: geralmente o principal objetivo de quererem aprender e estudar algo novo, é para poderem ter mais conhecimento e experiência para contribuírem com mais pessoas. Querem poder ajudar e dar apoio emocional para as pessoas, e por isso buscam conhecimentos que tragam mais compreensão sobre as pessoas e as diferentes formas de resolver problemas. 

Expressiva / Comunicativa: geralmente o principal objetivo de quererem aprender ou aprimorar algum conhecimento, é para conseguirem ter mais dados e informações para debaterem, se colocando em uma posição de liderança ou de influência. Querem ter a última palavra nos debates, e por isso buscam conhecimento para ganharem os debates. 

Intelectual / Curiosa: geralmente o principal objetivo de quererem aprender ou se aprofundar em algum conhecimento, é porque eles são curiosos e não gostam da sensação de não saberem ou não compreenderem alguma coisa. Eles estão sempre questionando sobre diversos assuntos, e estudar e aprender é algo divertido e natural para eles. 

Desapegada / Sem ego: geralmente o principal objetivo de quererem aprender ou se aprofundar nos conhecimentos gerais, é para poder entender uma visão mais profunda e ampla sobre as coisas, e para compreenderem o sentido da vida e o funcionamento geral do universo. Querem sabedoria e conhecimentos profundos e complexos. 

 

Preferem aprender com um professor ou sozinhos

Tradicional / Familiar: preferem aprender com um professor, especialmente porque se sentem mais confortáveis e mais seguros se têm uma liderança direcionando eles para o caminho certo. 

Criativa / Social: preferem aprender com um professor, porém o aprendizado com um professor tem que ser interativo e com troca de experiências, e não apenas um modelo fixo e rígido de aprendizagem, pois ficam entediados facilmente. Quando tentam aprender sozinhos, por terem dificuldade com disciplina,  podem se distrair ou ficar entediados facilmente.

Ambiciosa / Confiante: podem preferir aprender com um professor ou sozinhos, dependendo do tipo de aprendizado ou do momento de suas vidas. O professor para eles tem que ser alguém que eles admiram ou que eles enxergam que têm sucesso na área que eles gostariam de ter. Quando aprendem sozinhos, normalmente é mais por experiência e por estarem tentando, errando e corrigindo os erros.

Empática / Amigável: preferem aprender com um professor ou com pessoas que sirvam de inspiração de contribuição e compaixão. O professor para eles geralmente também precisa ser empático e gostar de ajudar e contribuir. Eles também gostam de compartilhar experiências e conhecimentos, e não apenas absorver o conhecimento da outra pessoa. 

Expressiva / Comunicativa: podem preferir aprender com um professor ou sozinhos, dependendo do tipo de conteúdo. O professor precisa ser alguém que esteja acima deles no conhecimento sobre o tema que desejam aprender, para que consigam ouvir sem debater muito ou criticar. Quando aprendem sozinhos, é através de experiências em discussões e debates, e pesquisas e estudos sobre assuntos de interesse.

Intelectual / Curiosa: preferem aprender sozinhos, porém também podem aprender com professores que sejam mais experientes ou que sejam tão ou mais intelectuais que eles. Gostam de poder estudar diversas fontes sobre diversos assuntos, antes de tomarem uma decisão ou concretizar uma opinião. Dificilmente se baseiam em apenas uma fonte para assumirem que sabem algo. 

Desapegada / Sem ego: preferem aprender sozinhos ou com mestres espirituais, que falem das coisas de maneira profunda e que tenham visão ampla sobre as complexidades e os problemas do mundo, do universo e da humanidade. Gostam de aprender sobre o real propósito das coisas, e podem fazer isso aprendendo de mestres ou sozinhos através da observação e intuição. 

 

O que desperta a curiosidade deles 

Tradicional / Familiar: são mais curiosos sobre assuntos relacionados com a sua própria vida ou pessoas próximas a eles. Utilizam a curiosidade mais para saber se está tudo sob controle, que tudo é previsível e que sabem tudo o que irá acontecer. 

Criativa / Social: são curiosos com diversos tipos de coisas e situações, especialmente para conhecer lugares novos e fazer coisas diferentes. No geral, o que desperta a curiosidade deles são coisas e situações novas. 

Ambiciosa / Confiante: são curiosos por novas estratégias e novas fórmulas para alcançar o sucesso. Quando há alguém tendo sucesso na área de interesse deles, eles ficam curiosos e determinados a saber o que aquela pessoa fez para alcançar determinado resultado. 

Empática / Amigável: são curiosos sobre as pessoas em geral, querem saber o que eles sentem e pensam, e a origem dos seus sentimentos. Também são curiosos sobre novas maneiras e métodos de contribuir mais com a sociedade em geral. 

Expressiva / Comunicativa: são curiosos sobre qualquer pessoa ou informação que possa lhe proporcionar mais conteúdo e repertório para poderem influenciar pessoas, ter atenção, fazer uma crítica ou ganhar uma discussão.

Intelectual / Curiosa: são curiosos sobre qualquer assunto novo e complexo, que instigue eles a pensar e analisar as coisas. Tudo o que desafia eles mentalmente, faz com que eles fiquem curiosos e queiram aprender e estudar sobre o assunto. 

Desapegada / Sem ego: são curiosos por tudo que envolve o universo, a misticidade, as coisas que não podem ser vistas. São curiosos sobre o funcionamento do universo e sobre o motivo maior de tudo o que acontece no mundo. 

 

O que desperta a criatividade deles 

Tradicional / Familiar: no geral, não são muito criativos, são mais práticos e gostam de poder replicar as coisas e ter uma rotina estável.

Criativa / Social: geralmente são mais criativos com atividades manuais, como artesanato, pintura, culinária, design, atuação e escrita de ficção. Sua criatividade desperta quando podem fazer algo novo e diferente. 

Ambiciosa / Confiante: geralmente são mais criativos para gerar novas estratégias para atingirem seus objetivos. Sua criatividade desperta quando veem uma nova oportunidade para atingirem seus objetivos e terem sucesso. 

Empática / Amigável: geralmente são mais criativos para encontrar novas maneiras de contribuir com a sociedade e para se conectarem melhor com as pessoas. Sua criatividade desperta quando sentem que podem contribuir de alguma forma e que podem fazer mais do que estão fazendo. 

Expressiva / Comunicativa: geralmente são mais criativos para encontrarem novas formas de ganharem um argumento, ou uma nova forma de influenciar pessoas, ou na composição de uma nova música ou atuação. Sua criatividade desperta quando querem ser ouvidos ou quando querem que sua opinião seja a mais importante. 

Intelectual / Curiosa: geralmente são mais criativos quando estão encontrando soluções para problemas e quando estão estudando algo novo. Sua criatividade desperta quando veem algo novo para ser resolvido, quando têm um desafio mental novo, e quando percebem algo que pode ser criado ou inovado. 

Desapegada / Sem ego: geralmente são mais criativos quando estão focando na visão ampla das coisas, buscando respostas mais complexas e profundas para problemas da sociedade e do universo. Sua criatividade desperta quando têm uma nova percepção sobre alguma coisa, e querem poder criar soluções ou explicações novas sobre aquilo. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *